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Solução de Monitoramento de Serviços de TI e Processos de Negócios

O OPMON é uma solução Brasileira de monitoramento de Serviços de TI e Processos de Negócio. Desenvolvida pela OPServices, empresa que há mais de uma década é focada na disciplina de monitoramento de TI, o OPMON nasceu em sua primeira versão do Nagios. O OPMON é um produto resultante de várias forças de mercado, dentre as quais uma comunidade atuante de software livre, de complexas demandas de monitoramento oriundas de empresas de médio e grande portes, usuárias da solução, e da pesquisa em laboratório da equipe técnica da OPServices

O OPMON é uma solução Brasileira de monitoramento de Serviços de TI e Processos de Negócio. Desenvolvida pela OPServices, empresa que há mais de uma década é focada na disciplina de monitoramento de TI, o OPMON nasceu em sua primeira versão do Nagios. 

O OPMON é um produto resultante de várias forças de mercado, dentre as quais uma comunidade atuante de software livre, de complexas demandas de monitoramento oriundas de empresas de médio e grande portes, usuárias da solução, e da pesquisa em laboratório da equipe técnica da OPServices

Complementando a solução, o OPMON pode ainda gerenciar um recurso que tornou-se indispensável para as empresas: os links de comunicação. É possível saber o nível de utilização (consumo da banda), a qualidade (consumo por protocolo) e quem está utilizando (consumo por usuário). Com as informações providas pelo OPMON é possível realizar ajustes de configuração

Por fim, em um mundo Web, a necessidade de acompanhar as aplicações tem se tornado um fator crítico. Muitos são os elementos que suportam uma aplicação Web e que permite que um usuário, em qualquer lugar do mundo, possa acessa-la. De forma a assegurar aos gestores de TI que as aplicações estão performáticas, o OPMON monitora aplicações (Web e Desktops) e retorna com informações das experiências dos usuários. 

Gerenciar uma infraestrutura de TI não é uma tarefa fácil basta pensar na quantidade de disciplinas (Service Desk, fornecedores, novos projetos, gerenciamento da equipe, mudanças na infraestrutura, auditorias internas e externas, planejamento anual etc) que o gestor tem que lidar. Adicionalmente o gestor tem ainda que acompanhar permanentemente o funcionamento de dispositivos (servidores, equipamentos de rede, soluções de segurança, links, banco de dados, aplicações etc) de forma a garantir a disponibilidade dos serviços de TI. Qualquer problema em qualquer dispositivo de hardware ou software pode tirar serviço(s) de TI do ar e causar prejuízos financeiros e/ou a imagem da empresa.

O OpMon

Solução de Gerenciamento de Serviços de TI e Processos de Negócio, responde a todas as perguntas abaixo. Através de uma única solução, o OPMON gerencia qualquer dispositivo, de qualquer fabricante, com qualquer sistema operacional, em qualquer localidade. 

Atualmente com mais de 3.000 plugins o OPMON monitora qualquer dispositivo onde possa ser instalado um agente, ou através do protocolo SNMP colhido informações do dispositivo. Um dos diferenciais da solução é a possibilidade de criar plug-ins para monitorar qualquer item, desde que conectado em rede.

O OPMON

Solução de Gerenciamento de Serviços de TI e Processos de Negócio, responde a todas as perguntas acima. Através de uma única solução, o OPMON gerencia qualquer dispositivo, de qualquer fabricante, com qualquer sistema operacional, em qualquer localidade. Atualmente com mais de 3.000 plugins o OPMON monitora qualquer dispositivo onde possa ser instalado um agente, ou através do protocolo SNMP colhido informações do dispositivo. Um dos diferenciais da solução é a possibilidade de criar plug-ins para monitorar qualquer item, desde que conectado em rede.

Aplicações e Servidores

Gerenciamento de aplicações e servidores

Se você busca uma solução para monitorar aplicações, servidores e sistemas operacionais o OpMon é uma ótima escolha. É uma plataforma completa para a governança de TI e Telecom, monitoramento dos processos de negócios e gerenciamento de redes e sistemas, além de monitorar qualquer tipo de dispositivo que gere dados. Entre eles estão:

Aplicações:

Java Virtual Machine

Websphere

Weblogic

JBOSS

TomCat

Monitoração COM+

Email:

Lotus Domino

Utilização do Servidor

Disponibilidade

Desempenho

Microsoft Exchange (objetos de contadores)

Servidor QMAIL/POSTFIX

Web e FTP:

Simuladores de Transações FTP

Servidores:

Servidores Web

AS/400

HP-UX, AIX, SUN SOLARIS, UNIX TRU64, LINUX (todas as distribuições)

Microsoft (Windows NT, XP, 2000, 2003, 2008, 2012 e Service Packs)

Novell

Mainframe Unisys

Mainframe IBM

Virtualização e Cloud

Gerenciamento de virtualização & Cloud

O uso de plataformas de virtualização, como VMware, KVM e XEN cria novas oportunidades para as operações de TI, mas também introduz novos desafios. O uso de plataformas de virtualização requer controle desde problemas potenciais podem ter consequências graves e têm impacto direto sobre os processos de negócios. Infraestruturas altamente virtualizadas exigem uma solução de monitoramento que forneça visibilidade de ponta a ponta.
O OpMon permite que você monitore todos os níveis de seu ambiente virtual, assim como seus servidores físicos e dispositivos de rede para fornecer uma solução realmente completa para monitoramento de infraestrutura virtual, tudo é exibido em uma visão centralizada.

Monitoramento de virtualização

O OpMon é uma solução flexível capaz de monitorar todos os níveis em um ambiente virtual. Uma visão única exibe todos os dados relevantes de sua estrutura de toda a rede com integração perfeita entre infraestrutura física e virtual, certificando-se de que você obtenha uma visão unificada de sua rede. Confira alguns recursos

Monitoramento KVM

Permitem que as organizações façam um melhor planejamento de capacidade de KVM, o que permite o provisionamento adequado de uso de recursos como: armazenamento, CPU e memória. Estes três componentes permitem uma forma dinâmica para planejar proativamente atualizações de uma organização de uma forma eficaz.

VMware vSphere monitoramento

Monitoramento, mapas, métricas e visualização das plataformas VMware e os aplicativos em execução no hypervisors fornecendo visibilidade de ponta a ponta, desde saúde e desempenho até a disponibilidade. Os alertas, a solução de problemas e as automações simplificam diariamente as operações de TI e todas as informações do seu VMware são exibido em uma visão unificada.

Monitoramento Citrix Xen

Monitoramento recursos para o Citrix Xen hypervisor, Xen infraestrutura virtual de lado físico, ambiente virtual e em nuvem através de uma visão unificada.

Cloud

Serviços em nuvem como, por exemplo, o Amazon Web Services oferecem recursos de infraestrutura sob demanda. Para empresas pequenas e médias é uma alternativa para alcançar a redução de custos através da escala, o que no passado era impensável. Já para os grandes é uma opção para facilitar o acesso a TI, o que dinamiza a operação, e para não gerar grandes legados de hardware.

Dez anos de experiência em gerenciamento de infraestruturas complexas

A OpServices, através da plataforma OpMon, sempre se preocupou com os desafios enfrentados pelos CIOS no seu dia-a-dia. A alta disponibilidade e o fácil acesso às informações de infraestrutura que impactam no negócio sempre foram decisivos para os nossos clientes. Além dos desafios únicos que a virtualização demanda, alguns recursos contribuem significativamente para um bom gerenciamento, com o objetivo de identificar sempre a causa raiz dos problemas:

Com dez anos de desenvolvimento na plataforma, hoje temos grande experiência para contribuir nos desafios que se apresentam no Go-To-Cloud ou na administração de ambientes complexos virtualizados. O OpMon, nosso software de gerenciamento de TI, já possui os templates para monitoramento de CPU, por exemplo, através da API da Amazon.

Abaixo, exemplo de indicadores de um servidor virtualizado:

Exemplo de indicadores de um servidor virtualizado na amazon:

Rede

Gerenciamento de Redes

Se você busca uma solução para monitorar a sua rede o OpMon é uma ótima escolha. É uma plataforma completa para a governança de TI e Telecom, monitoramento dos processos de negócios e gerenciamento de redes e sistemas, além de monitorar qualquer tipo de dispositivo que gere dados. Permite acompanhar, em tempo real, o desempenho das atividades da empresa e seus resultados. Gera relatórios de disponibilidade, capacidade e performance, SLA, SLM, entre outros. O OpMon permite a diminuição dos gastos com profissionais especializados e a redução no prejuízo/hora oriundo de falhas nos sistemas. Entre as tecnologias de redes monitorados estão, por exemplo:

 

Tecnologias suportadas

Links

Internet

Portas

SMNP

Simuladores de transações

Banco de Dados

Gerenciamento de banco de dados

Se você busca uma solução para monitorar a sua rede o OpMon é uma ótima escolha. É uma plataforma completa para a governança de TI e Telecom, monitoramento dos processos de negócios e gerenciamento de redes e sistemas, além de monitorar qualquer tipo de dispositivo que gere dados. 
Permite acompanhar, em tempo real, o desempenho das atividades da empresa e seus resultados. Gera relatórios de disponibilidade, capacidade e performance, SLA, SLM, entre outros. O OpMon permite a diminuição dos gastos com profissionais especializados e a redução no prejuízo/hora oriundo de falhas nos sistemas. Entre as tecnologias de redes monitorados estão, por exemplo:

Servidores:

Oracle (versão 7 e superiores), RAC, Parallel Server

Microsoft SQL Server 7 e superiores

DB2

Instances

Database

MySQL

Postgres

SYBASE

Access, Interbase, Informix, Progress

Integração com soluções de Help Desk/Service Desk/Workflow

As bases de dados registram a evolução das instancias dos processos de negócio, onde cada atividade é responsável por alterar/complementar informações nas bases de dados. 

Apesar das informações inseridas ou resultantes de processos estarem disponíveis nas bases de dados e muitos dos ERPS de mercado dispor de módulos de BI e extração de relatórios, em muitos casos os usuários dos sistemas necessitam conhecer o andamento dos processos com grande brevidade. Nestas situações é que o OPMON faz a diferença.

O OPMON tem a capacidade de ler tabelas e campos de qualquer banco de dados (ou ainda arquivos texto, planilhas, arquivos com extensão CSV, XML, formatos de relatórios etc), extrair informações para criticar/validar, realizar cálculos, cruzar com informações de outras bases etc. O OPMON pode enviar mensagens para usuários previamente informados quando algum valor estiver fora do esperado.

Dashboards Gerenciais

Os dashboard gerencias são a melhor forma de demonstrar informações de negócio em tempo real. A partir das informações coletadas, é possível exibi-las em dashboards personalizados. Neste caso, ideal a exibição dos dashboards em televisores instalados próximos as áreas funcionais. Cada televisor pode exibir vários dashboards, permitindo acompanhar várias informações distintas. Cada dashboard é associado a uma URL que permite que o dashboard seja exibido em qualquer localidade, seja em um computador, seja em um televisor (acoplado a um netbook).

Sistema de Gestão a Vista

Outro benefício que o OPMON prove para seus usuários é a biblioteca gráfica que permite construir gráficos de diversos tipos (linha, barra, barra empilhada, pizza etc) utilizando dados coletados das bases de dados dos sistemas de informação (ERPS). Com este recurso é possível habilitar sistemas de gestão a vista, com a vantagem de obter gráficos atualizados. Os gráficos podem ser exibidos em monitores, mas o ideal é que sejam exibidos em televisores próximos as áreas funcionais ou em locais de circulação onde as informações possam ser apreciadas. Cada gráfico pode estar associado a uma URL que pode ser exibida em qualquer localidade, seja em um computador, seja em um televisor (acoplado a um notebook).

Os 5 principais motivos para adquirir nosso produto:

Análise de Links

Recursos/Features

A real experiência do usuário através de robôs: Com o objetivo de agregar alto valor tecnológico ao ambiente 
de negócios, a OpServices desenvolveu o OpCEM (Customer Experience Management), software de criação e edição de robôs que simulam a experiência do usuário. 


Através de um usuário virtual, a solução é configurada para fazer todo o caminho necessário para realizar uma atividade como, por exemplo: fazer o login em uma área restrita, realizar um cadastro, fazer uma compra em uma loja virtual, etc.de relatórios etc), extrair informações para criticar/validar, realizar cálculos, cruzar com informações de outras bases etc. O OPMON pode enviar mensagens para usuários previamente informados quando algum valor estiver fora do esperado.

OpCEM

Com o OpCEM é possível descobrir links quebrados, se o site está fora do ar, travamento de software, lentidão no sistema e em que situações esses problemas ocorrem. Permite ao gestor qualificar, constantemente, o serviço oferecido ao consumidor.

Evite usuário insatisfeitos!

As empresas que não monitoram as suas lojas virtuais, através da simulação do usuário por robôs, correm o risco de receber ligações de clientes insatisfeitos, antes que a equipe de TI descubra o problema. Além de perder dinheiro com vendas não concretizadas, deixam os usuários insatisfeitos e podem perder a sua fidelidade. Ou seja, os usuários experimentam a concorrência neste período de indisponibilidade.

 

Como funciona?

Através de um editor fácil e intuitivo, são criados caminhos pelos quais o usuário percorre e que os robôs do OpCEM simularão. Esse caminho é dividido em passos e são coletadas informações sobre tempo de resposta, disponibilidade, performance. O acesso do aplicativo é via web não necessita de nenhuma permissão especial, apenas reproduz o acesso de um usuário comum. Essas informações pode ser enviadas para outras ferramentas de análise de dados ou softwares de gerenciamento de TI como o OpMon, Nagios, Zabbix, etc. Não é necessário a utilização de nenhum agente intrusivo, o que garante a segurança do ambiente de TI. O OpCEM é instalado em um desktop do cliente e a partir daí acessa o sistema a ser monitorado.

Teste de software

Gerar relatórios mensais e enviar aos responsáveis por e-mail pode significar um processos crítico da empresa. Essa tarefa pode ser executada através de robôs.

Automatização de processos

Gerar relatórios mensais e enviar aos responsáveis por e-mail pode significar um processos crítico da empresa. Essa tarefa pode ser executada através de robôs.

Monitoramento de loja virtual

Lojas virtuais não podem correr o risco de perder vendas por causa de falhas ou infraestrutura mal dimensionada. Quando um formulário de compra ou o processos de colocar um produto no carrinho apresenta uma falha ou indisponibilidade é preciso tomar uma ação imediata para não perder vendas, ou o que é pior: a fidelidade do cliente. Receber alertas com a localização do erro pode agilizar muito o trabalho da área de tecnologia e significar uma diminuição significativa em perda de faturamento.

Tel.: (21)3584-9948 / comercial@masterit.com.br