O Master Assets é um serviço especialmente desenvolvido para empresas que desejam gerenciar de forma eficaz e licenças de uso de software, impressoras, equipamentos de rede, celulares e equipamentos moveis, facilites, sistemas de informações e seus módulos, links de comunicação etc e, no nível mais alto, serviços de TI. O Master Assets libera as empresas contratantes da trabalhosa tarefa de controlar seu parque de ativos de TI.
O Master Assets é resultante da soma de vários fatores: A experiência da Master IT; a aplicação das recomendações do processo de gerenciamento de ativos de serviços e configuração do ITIL; do uso de ferramentas especialistas e da alocação de profissionais capacitados.
Todas as atividades são realizadas a partir da central de serviços da Master IT. A contratante acessa as informações dos ativos a partir da console da aplicação de inventário eletrônico (instalada no datacenter do próprio cliente ou no NOC da Master IT), da sua solução de service desk (através de integração) e/ou através dos relatórios que são enviados em períodos previamente acordados.
Na fase de implantação do serviço a Master IT analisa os ativos de TI que serào gerenciados visando identificar agrupamentos possíveis de ativos para facilitar as filtragens no dia-a-dia, bem como identifica quais informações são relevantes para o cadastramento, visando criar campos complementares na base de dados de ativos. O resultado desta análise é um documento com as definições do projeto de implantação do Master Assets.
Esta categoria de equipamentos é inventariada de forma eletrônica utilizando softwares especialistas. Caso a contratante não disponha de uma solução, a Master IT fornece a solução Trauma Zero.
Os ativos de TI que não puderem ser inventariados eletronicamente são cadastrados na base de dados de ativos a partir da importação de planilhas eletrônicas pré-existentes com informações de ativos ou através de digitação das informações.
Cada ativo de TI passa a ser considerado um ITEM DE CONFIGURAÇÃO (IC). As propriedades (Ex: No caso de computadores, memória, HD, Processador) de cada item de configuração são tratados com ATRIBUTOS DO ITEM DE CONFIGURAÇÃO (AIC).
Neste sub-processo de gerenciamento de ativos a Master IT atualiza a base de dados de ICs com informações de novos ativos oriundas do departamento de compras ou da identificação de novos computadores na rede (através do inventário eletrônico). O novo ativo é classificado e tem seu cadastro complementado. Em caso de baixa de ativos, a Master IT informa a justificativa. Todos os ativos incluídos e baixados são informados a contratante mensalmente.
A Master IT cadastra na base de ativos as licenças de software adquiridas e mensalmente verifica se a quantidade de software licenciado está adequada a quantidade de licenças em uso. Caso contrário, a Master IT notifica o cliente sobre a necessidade de regularização.
Através deste sub-processo, a Master IT monitora e acompanha equipamentos sem atividade. Com base em limiares de prazos acertados com o cliente, a Master IT identifica equipamentos sem uso e faz contato com seus usuários para identificar o motivo da inatividade. A partir da identificação do motivo (em geral equipamentos em manutenção, em estoque ou colaborador ausente – férias ou em viagem), a Master IT atualiza o status do ativo.
Em um estágio mais avançado, a Master IT gerencia também os relacionamentos entre os ativos visando ‘desenhar’ a árvore de dependências entre os ativos, conforme as recomendações o gerenciamento de configuração do ITIL. Dentre outros objetivos, a árvore de dependências auxilia a equipe da central de serviços a analisar o impacto no negócio da parada de dispositivos e serviços.
Mensalmente a equipe da Master IT gera relatórios com a posição do parque de estações. Os relatórios apresentam as posições consolidadas de hardware, controle de licenciamento, movimentações sofridas pelo parque no período, inclusões e exclusões de ativos.
A partir do inventário eletrônico realizado diariamente pela solução instalada nos computadores (Desktops, notebooks e servidores), a equipe da Master IT analisa as notificações de alterações ocorridas nas configurações de software (Ex: Instalação de software não autorizado) e hardware (Ex: Diminuição de capacidade de memória de um desktop), bem como notificações provenientes de tentativas de violação de políticas de segurança aplicada nos computadores. Como resultado, a Master IT notifica a equipe de Service Desk por e-mail ou abre chamados na central de serviços do cliente do cliente sobre mudanças relevantes que necessitam de intervenção local para que a equipe técnica investigue e justifique as alterações.
Neste sub-processo, executado em geral 1 vez por mês, a Master IT identifica softwares instalados no parque que não são homologados ou adquiridos pela empresa. Através de relatório, a Master IT indica os softwares e os equipamentos ondem estào instalados. Opcionalmente, a Master IT pode abrir chamados no service desk do cliente para que a equipe de atendimento realize a investigação e desinstalação de softwares não autorizados.
A qualquer momento o cliente pode solicitar informações do parque de TI, seja para realizar planejamento de novos equipamentos ou para atendimento a demandas de auditoria. As requisições podem ser para geração de relatórios previamente acertados ou para construção de novos relatórios para atendimento a requisitos específicos.
Para a execução dos serviços previstos no Master Assets faz-se necessário que o cliente possua uma solução de inventário eletrônico. A solução deve fazer a coleta de informações dia a dia e comparar com o baseline visando identificar alterações no parque. Outro recurso indispensável é o controle de licenciamento de software. Caso o cliente não disponha de uma solução com estas características, a Master IT pode fornecer o Trauma Zero – Modulo Assets Inventory, seja na modalidade de licenciamento ou prestação de serviços. A instalação do Trauma Zero requer esforço adicional e, por força disso, a Master IT cobra uma taxa de instalação.
O Trauma Zero é uma solução completa que se propõe a realizar o gerenciamento do ciclo de vidas dos ativos de TI. A suíte Trauma Zero é composta por mais de 20 módulos. Através do serviço Master Assets podem ser contratados módulos adicionais (além do Assets Inventory) de forma a que a equipe de Service Desk do cliente pode aproveitar diversos recursos. Abaixo seguem os principais módulos do Trauma Zero.
Inventário de hardware, software e controle de licenciamento
Cadastramento de ativos e controle de relacionamento
Acesso remoto as estações de trabalho
Segurança (aplicação de diretivas de segurança, restrição de uso de aplicações, gerenciamento de acessórios e conexões)
Gerenciamento do tempo de uso das aplicações nas estações de trabalho
Distribuição de software
Criptografia de HDs de notebooks e partição de servidores
Distribuição automática de patches
Gerenciamento de consumo de impressão com cotização
Pesquisa de satisfação
Controle avançado as atividades dos usuários nas estações.
Inventário e monitoramento de dispositivos móveis, controle de execução de aplicações e geoposicionamento dos dispositivos.
Recuperação de Desastres Disaster / Recovery;
Criação e monitoramento de regras de e-mails
Rastreia, analisa e reconstrói todos os dados que trafegam pela rede
Help Desk, Service Desk e Workflow
Os módulos do Trauma Zero podem ser contratados no modelo de licenciamento tradicional ou no modelo de serviços. A instalação pode ser feita no datacenter do cliente ou pode ser usado a partir do NOC da Master IT.
Para que o processo de gerenciamento de configuração seja executado adequadamente, é indispensável que as estruturas dos serviços de TI sejam identificadas. Deve-se relacionar os ICS em uma estrutura hierárquica atribuindo uma qualificação para o relacionamento. Como resultado, o ‘œdesenho’ da estrutura de dependências permite ao cliente entender a estrutura e avaliar o impacto aos serviços de TI em caso de paralização de algum IC. O levantamento da estrutura dos serviços de TI é um serviço oferecido pela Master IT a parte do Master Assets. Deve ser orçado em função da quantidade e complexidade dos serviços de TI.
O MASTER ASSETS é um serviço cobrado por item de configuração cadastrado na base de ativos. Mensalmente, no final de cada mês a Master IT informará ao cliente a quantidade de ativos existentes da base.