Planejamento estratégico empresarial - Gestão por Objetivos
“Se você não souber onde pretende chegar, qualquer caminho serve.”
Proverbio chinês
“Se você não souber onde pretende chegar, qualquer caminho serve.”
Proverbio chinês
“O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes” – PETER DRUCKER.
Qualquer atividade humana realizada sem qualquer tipo de preparo, é uma atividade aleatória que conduz, em geral, o indivíduo e as organizações a destinos não esperados, altamente emocionantes e via de regra a situações piores que aquelas anteriormente existentes.
Planejar é o “Ato ou efeito de prever, antecipar, ou vislumbrar algo que ainda não aconteceu; preparar; projetar;”, segundo o dicionário.
O planejamento estratégico, mais do que a elaboração de um plano formal, é um rico processo de discussão de oportunidades e de análise da realidade da empresa. É a construção de um mapa que permitirá a organização saber onde está, onde quer chegar e, como chegar.
O planejamento estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado.
As empresas devem adotar o planejamento estratégico para implantar organização, direcionamento e controle; maximizar seus objetivos; minimizar suas deficiências e proporcionar a eficiência.
1. Planejar não é uma sofisticação da gestão, mas uma necessidade efetiva para:
(i) Diminuir retrabalhos,
(ii) Aumentar a previsibilidade dos riscos inerentes ao negócio,
(iii) Identificar os cenários do presente e do futuro, estruturando ações de forma pro-ativa para evitar impactos na operação ou mesmo a sua descontinuidade,
(iv) Criar métricas de negócio coerentes com as expectativas dos sócios e acionistas, garantindo a gestão por objetivos e a valorização dos executivos por meritocracia.