Com o avanço da tecnologia uma das áreas que tem sido mais beneficiada é sem dúvida a área da saúde.
Atualmente existem equipamentos para quase todo tipo de diagnóstico e tratamento médico.
Toda esta transformação ocorreu e vem ocorrendo na retaguarda das entidades de saúde, ou seja, em laboratórios, centros cirúrgicos e centros de exames.
Na fronte de atendimento ao paciente ou ao idoso, as ferramentas ainda são, em sua grande maioria, as mesmas de décadas atrás.
Mais de 75% dos pacientes acreditam que usarão serviços digitais no futuro.
Em linha com a evolução tecnológica e com a transformação digital, a Spectator desenvolveu uma solução para otimizar o atendimento através de meios eletrônicos. Esta solução vem revolucionando o atendimento preventivo e o teleatendimento a pacientes em geral e a idosos em vários países do mundo.
O Brasil está alguns passos atrás de outros países. Com a liberação da telemedicina, o pais poderá tirar proveito destas tecnologias e aumentar a produtividade na área de saúde. Entidades publicas e privadas (consultórios, ambulatórios, clinicas, hospitais, empresas de homecare, empresas de atendimento de emergência etc) poderão tirar proveito dos benefícios das soluções da Spectator.
Evidence of health technology benefit for providers
Evidence of health technology benefit for patients
Quem é a Spectator
A Spectator é uma empresa multinacional holandesa, fundada há cerca de 20 anos, estando hoje presente em quase 30 países de 4 Continentes.
Com suas soluções tecnológicas a Spectator vem revolucionando no mundo os modelos de atendimento na área de saúde, em especial em duas verticais: Medicina preventiva e Telemedicina.
Spectator Video Technology
Presença Global, incluindo os países abaixo
Desde sua fundação, a maior preocupação da Spectator tem sido incorporar as tecnologias mais avançadas existentes no mundo e trabalhar com um modelo de negócios que permita praticar custos acessíveis a todos os cientes que desejem adquirir a tecnologia Spectator.
Por isso, os clientes Spectator não têm investimentos iniciais. Em vez disso eles são considerados como parceiros, em contratos de longo prazo, onde pagam mensalmente pelos serviços utilizados, recebendo treinamento, atualizações e suporte técnico 24/7.
Áreas de aplicação
Medicina preventiva
Com o aumento da expectativa de vida da população, é natural que mudanças radicais sejam feitas, tanto para melhorar a qualidade de vida dos idosos como para reduzir os custos de saúde. Somente na Europa cerca de 5 milhões de idosos que vivem sozinhos são monitorados pelas soluções da Spectator.
Idosos, pessoas com pouca mobilidade e doentes querem viver independentemente em suas próprias casas
Os parentes se preocupam em deixar sozinhos os que precisam de cuidados
Cerca de 90% dos alarmes são falsos
Necessidade de verificar os alarmes é atendida pelo uso da tecnologia da Spectator
Necessidade de verificar os alarmes é atendida pelo uso da tecnologia da Spectator
Outra aplicação das soluções da Spectator são os casos de atendimento em Homecare que requerem monitoramento em tempo real do paciente
Telemedicina
A Spectator também oferece, como forma complementar a medicina preventiva ou de forma independente, sua tecnologia de Teleatendimento. Esta tecnologia leva o ambulatório para dentro da casa do paciente ou idoso.
Através da tecnologia é possível agendar consultas, realizar atendimentos remoto usando recursos de áudio e vídeo, com diversas pessoas ao mesmo tempo. É possível colher em tempo real indicadores de saúde através de biosensores.
O paciente usuário do sistema pode conversar com parentes e amigos. Somente na Holanda a Prefeitura já colocou este serviço à disposição para mais de 40 mil famílias, reduzindo drasticamente os custos de atendimento, além de dar melhor qualidade de vida aos idosos e pacientes em geral.
Clientes e parceiros típicos na área de Cuidados com a Saúde:
Organizações de Cuidados Domésticos (Homecare)
Companhias de Seguros Saúde
Planos de Saúde
Hospitais e Clínicas
Empresas de atendimento de emergência (Ambulâncias)
Saúde Pública
Como funciona
A tecnologia Spectator é composta por vários componentes que são combinados para criar a infraestrutura de atendimento, conforme o serviço que se espera disponibilizar:
Plataforma de Comunicação Spectator (SCP)
O componente central da tecnologia Spectator é a plataforma de comunicação Spectator(SCP – Spectator Communication Plataform). A plataforma conecta-se com dispositivos remotos, gerencia os serviços de monitoramento e teleatendimento e gera alertas das situações de exceção;
A Plataforma de Comunicação Spectator não é um VMS ou PSIM. É muito mais do que isso, porque permite inúmeras outras funcionalidades e aplicações adicionais. Este é um dos grandes diferenciais da tecnologia. Por ser modular, ele pode integrar desde pequenos sistemas até sistemas gigantes. É uma plataforma multiníveis e multidisciplinar, integrando: Segurança (CFTV, Sensores, Alarmes, Equipamentos Móveis, Transporte Público e inúmeros outros dispositivos como Controle de Acesso e Prevenção de Incêndios). Além destas aplicações, entre outras, a Plataforma também integra: Healthcare; Tele educação e Comunicação multi-mídia.
A plataforma Spectator utiliza um conversor de protocolos que permite aproveitar todos os equipamentos já existentes nas instalações dos clientes, quer analógicos ou IP, independente dos modelos e fabricantes, integrando-os à Plataforma Spectator. Isso garante que o cliente não perde os investimentos feitos ao passar a utilizar a Plataforma. Além de todas estas vantagens, a Plataforma Spectator oferece total proteção contra a invasão dos sistemas do cliente, devido à separação galvânica, uma das patentes da Spectator.
Todos estes recursos estão suportados no hardware responsável pela compactação de imagens de vídeo (vídeo streaming). Sua performance é tão diferenciada que, em vários países árabes, os Caixas Eletrônicos que ficam à beira das estradas no deserto, por absoluta falta de infraestrutura, transmitem imagens via satélite em 20 kbps. Apesar da baixa capacidade dos links, as imagens são claras embora com poucos quadros por segundo. É este equipamento que viabiliza a conexão ponto a ponto em locais muito remotos, com baixa disponibilidade de internet.
Sistema de Gestão
A plataforma de comunicação spectator é dotada do software de gestão SYROS, desenvolvido pela própria Spectator. O SYROS usa uma única interface gráfica, independente do equipamento conectado nos clientes.
O SYROS foi projetado para atender altas demandas nas áreas, assegurando confiabilidade e qualidade no trato qualquer alarme ou emergência.
Através do SCP/SYROS é possível monitorar:
Monitor 1
Controle dos fluxos de atendimento (definidos previamente). A solução é orientada a processos, sendo possível definir responsáveis pelas atividades, informações que podem ser obtidas através de formulários, prazos de atendimentos, emitir alertas, dentre outras funções.
Monitor 2
Imagens de câmeras de monitoramento disponíveis nas residências (ou outros locais cadastrados) dos idosos ou pacientes. A tecnologia Spectator tem a capacidade de compactar e trafegar imagens em links de baixa velocidade.
Monitor 3
Geoposicionamento: Caso o paciente/idoso esteja portando um equipamento dotado de geolocalização que esteja conectado a plataforma, é possível saber sua localização em tempo real. É possível ainda delimitar áreas geográficas e outros controles que podem disparar gatilhos caso a regra seja quebrada.
Monitor 4
Os equipamentos de atendimento local podem ser dotados de câmeras para permitir o monitoramento em tempo real dos atendimentos.
BiDiApp - App de atendimento e relacionamento com paciente ou idoso
O BiDiapp é um dos principais componentes da plataforma de comunicação Spectator. Trata-se de um app desenvolvido especialmente para permitir o relacionamento do paciente/ idoso com a central de atendimento e/ou com o médico. Habilita o Teleatendimento e a telemedicina. Dispõem de várias funções que podem ser usadas conforme a demanda de serviços. Habilita o atendimento de emergência, bem consultas em horários programados.
Emergências médicas (voz e imagem)
Tele-consulta com enfermeira ou médico
Chamadas de vídeo para parentes ou amigos
Ver transmissões selecionadas (ao vivo & gravadas)
Câmeras de segurança (se desejar)
Solicitação de seviços profissionais (terceiros cadastrados)
Jogos para combater a solidão
Monitoramento de pessoas idosas (Homecare)
Robótica avançada para residências
Smartphones e Tablets
Esta tecnologia pode ser usada para fazer triagem dos Clientes, sem que os mesmos precisem sair de casa (atendimento na Central feito por enfermeiras). Equivale ao Atendimento Pré-Hospitalar.
Nas empresas, os funcionários podem ser obrigados a contactar e Central antes de se dirigir a qualquer médico para consultas. Números mostram que a maioria das pessoas não precisavam ter ido ao médico se recebessem alguma orientação prévia.
Esta tecnologia também pode ser usada para captar pessoas que não tem plano de saúde, devido ao seu baixo custo e à sua eficácia.
Reduz filas de atendimento
Reduz drasticamente os custos com a infraestrutura de atendimento;
Reduz o movimento no Pronto Atendimento dos hospitais e clínicas, reduzindo custos;
Permite a orientação médica, principalmente quando feita por enfermeiros, sem que o paciente tenha que sair de casa ou do trabalho;
Se o sistema for instalado em ambulâncias, é possível transmitir para o setor de emergência as imagens e voz do paciente/enfermeiros ou médicos, permitindo adiantar os preparativos para um atendimento mais eficaz;
BiDiApp - Tela inicial
Emergências médicas (voz e imagem)
Botões grandes e compreensíveis
Acesso a sites de notícias, TV ou rádio
Hora local e previsão do tempo
Jogos para combater a solidão
Chamadas de vídeo para médicos, parentes e amigos
Ver transmissões selecionadas ao vivo e gravadas.
Conectado a plataforma de comunicação Spectator (SCP) o BiDiapp pode ser usado em locais com links de baixa performance ou conectado as operadoras de telefonia móvel. Seu algoritmo de compactação habilita imagens som de alta qualidade
BiDiApp - Tele-consulta e Vídeo monitor
Comunicação de áudio e video bidirecionais de usuários com as Enfermeiras ou Médicos
Triagem médica remota
Reconhecimento remoto de sintomas
Monitoramento remoto do progresso dos pacientes
Tele-consultas (consulta sem que o paciente tenha que sair de casa). Ainda depende da aprovação da ANS e CFM.
BiDiApp - Aplicativos de Emergência
Botão de pânico do BiDiApp com Voz e Vídeo (celular ou tablet)
Botão de pânico colocado no pulso ou pescoço (pendente)
Sensor de queda (para acionar a central em caso de queda)
Sensor com GPS para transmissão em tempo real das coordenadas do idoso ou paciente.
Comunicação por voz durante todo tempo
O BiDiApp ainda pode ser usado como plataforma de gerenciamento de dispositivos de segurança, oferendo mais comodidade e tranquilidade para o monitoramento remoto de idosos e pacientes
BiDiApp - Outras aplicações
Verificar câmeras de segurança (se existem). Podem estar dentro ou fora da residência.
Controlar a casa inteligente (automação residencial)
Ligar e desligar as luzes
Cortinas / Persianas (abrir / fechar)
Permite ao operador fazer a abertura remota e fechamento de portas, em caso de emergência médica
Etc.
Biosensores de monitoramento
A plataforma de comunicação Spectator (SCP) tem a habilidade de se conectar com diversos tipos de dispositivos e biosensores para leitura dos sinais e informações geradas.
A lista de equipamentos que podem ser conectados é grande.
Biosensores integrados como: ECG, Pressão sanguínea, Peso, Temperatura, Oxímetro, etc.
Desta forma torna-se possível monitorar idosos e pacientes em seus habitats e colher informações necessárias para o monitoramento de indicadores de vida e segurança.
Podem ser cadastrados limites de valores para cada biosensor, de tal forma que caso algum dos dispositivos detecte anomalias no paciente ou idoso, o sistema gere alertas na central.
Vários dispositivos podem ser fixos na residência do paciente ou idoso.
Dispositivo de geomonitoramento e emergência (PAS Externo)
O monitoramento individual do indivíduo, em especial o idoso, é de suma importância para permitir ações imediatas para situações de risco ou acidentes. O PAs é um dispositivo pessoal que permite acionar a central de atendimento através do Botão de Pânico, ou ainda em casos de queda brusca do portador do equipamento. Dotado de um chip de celular, ele permite identificar a localização do portador.
Botão de pânico para celular com cartão 3G / 4G integrado
Sensor de Queda (movimentos bruscos)
Uso interno e externo
Comunicação perfeita com a plataforma SCP
Áudio bidirecional de alta qualidade
Posicionamento GPS exato (geoposicionamento)
Produto anatômico
Aplicativo de consulta médica
O objetivo do aplicativo de consultas médicas é gerenciar a agenda de médicos que atendem em clinicas, consultórios e ambulatórios médicos. Organiza os horários, confirma os agendamentos de forma automática, controla a fila de atendimentos e habilita a telemedicina com atendimentos remotos através do Bidapp.
Permite que cada paciente acesse a agenda dos médicos e escolha dia e hora da consulta
Se não houver disponibilidade de vaga, o cliente pode se inserir na lista de espera
A escolha do médico de interesse pode ser por nome, especialidade ou local
Sistema é totalmente automático dispensando operadores
O Sistema manda mensagens pelo menos 3 vezes: 72, 48 e 24 horas antes da consulta.
Emergências médicas (voz e imagem)
Caso o cliente, em qualquer uma delas, diga que não pode ir, o Sistema chama o 1º da Lista de Espera. Se ele não puder ir, chama o Segundo e assim por diante
O objetivo maior é reduzir o absenteísmo, permitindo que todos os horários tenham cliente
Também reduz os custos operacionais, reduzindo o nº de atendentes e diminuindo a conta telefônica, uma vez que torna desnecessário o contato telefônico com os clientes.
Central 24 horas por dia, 7 dias por semana, acesso imediato a enfermeiros para cuidados primários, médicos e especialistas: Tele-orientação / tele-consulta
Dados de tele-medicina a partir de sensores e de suporte médico remoto, exemplo: Para medicação (acompanhamento de medicamentos)
Redução de custos e aumento de eficiência para empresas de Seguro Saúde, Planos de Saúde, Homecare e Hospitais
Objetivo real: Melhor acesso à saúde e qualidade de vida para todos!
Kit Ambulância
Muitas empresas de assistência necessitam monitorar as atividades externas das suas equipes e o uso dos equipamentos. Para atender estas necessidades foi criado o kit de monitoramento para ambulâncias. Pode ser utilizado para outros equipamentos e situações.
Características da tecnologia Spectator:
Alta Qualidade em baixas larguras de banda
Projetada para altas demandas nas áreas de Segurança, Saúde e Educação, assegurando confiabilidade e qualidade no trato qualquer alarme ou emergência
Áudio e vídeo bidirecionais
Pode usar qualquer infraestrutura de IP Fixo: xDSL, Cabo, Fibra Óptica, etc
Suporte DynDNS> Não é necessário IP fixo (redução de custo)
Interface da Unidade Gráfica consistente e única.
Verificação prévia dos alarmes recebidos
Auditoria dos eventos e gravações:
Visão histórica com informações detalhadas
Registros de áudio, vídeo e de todas as ações dos Profissionais envolvidos e dos Clientes.
Coleta de evidencias para investigações legais e/ou criminais
Planos de Ação dinâmicos e intuitivos
Serviços remotos disponíveis
Todos os eventos são gravados, permitindo sua recuperação
Podem ser utilizados quaisquer meios de comunicação sem fio, como 2G, GPRS, 3G, UMTS, 4G, LTE, Rádio ou Satélite
Idem para qualquer infraestrutura IP: Fixo, xDSL, Cabo, Fibra ótica
Reconhecimento de Face: permite identificar o usuário de forma rápida.
Possibilidade de gerar relatórios de forma flexível e personalizados, suporte em vários formatos, etc.