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Serviço de Outsourcing de Gerenciamento de Ativos e Gerenciamento de Configuração

O que é o Master Assets​

O Master Assets é um serviço especialmente desenvolvido para empresas que desejam gerenciar de forma eficaz e licenças de uso de software, impressoras, equipamentos de rede, celulares e equipamentos moveis, facilites, sistemas de informações e seus módulos, links de comunicação etc e, no nível mais alto, serviços de TI. O Master Assets libera as empresas contratantes da trabalhosa tarefa de controlar seu parque de ativos de TI.

O Master Assets é resultante da soma de vários fatores: A experiência da Master IT; a aplicação das recomendações do processo de gerenciamento de ativos de serviços e configuração do ITIL; do uso de ferramentas especialistas e da alocação de profissionais capacitados.

Todas as atividades são realizadas a partir da central de serviços da Master IT. A contratante acessa as informações dos ativos a partir da console da aplicação de inventário eletrônico (instalada no datacenter do próprio cliente ou no NOC da Master IT), da sua solução de service desk (através de integração) e/ou através dos relatórios que são enviados em períodos previamente acordados.

Implantação do Serviço

Na fase de implantação do serviço a Master IT analisa os ativos de TI que serào gerenciados visando identificar agrupamentos possíveis de ativos para facilitar as filtragens no dia-a-dia, bem como identifica quais informações são relevantes para o cadastramento, visando criar campos complementares na base de dados de ativos. O resultado desta análise é um documento com as definições do projeto de implantação do Master Assets.

O povoamento da base de ativos é realizado de duas formas:

Computadores (Desktops, notebooks e servidores)

Esta categoria de equipamentos é inventariada de forma eletrônica utilizando softwares especialistas. Caso a contratante não disponha de uma solução, a Master IT fornece a solução Trauma Zero.

Demais ativos de TI

Os ativos de TI que não puderem ser inventariados eletronicamente são cadastrados na base de dados de ativos a partir da importação de planilhas eletrônicas pré-existentes com informações de ativos ou através de digitação das informações.

Cada ativo de TI passa a ser considerado um ITEM DE CONFIGURAÇÃO (IC). As propriedades (Ex: No caso de computadores, memória, HD, Processador) de cada item de configuração são tratados com ATRIBUTOS DO ITEM DE CONFIGURAÇÃO (AIC).

Sub-processos previstos para o gerenciamento de ativos

Neste sub-processo de gerenciamento de ativos a Master IT atualiza a base de dados de ICs com informações de novos ativos oriundas do departamento de compras ou da identificação de novos computadores na rede (através do inventário eletrônico). O novo ativo é classificado e tem seu cadastro complementado. Em caso de baixa de ativos, a Master IT informa a justificativa. Todos os ativos incluídos e baixados são informados a contratante mensalmente.

A Master IT cadastra na base de ativos as licenças de software adquiridas e mensalmente verifica se a quantidade de software licenciado está adequada a quantidade de licenças em uso. Caso contrário, a Master IT notifica o cliente sobre a necessidade de regularização.

Através deste sub-processo, a Master IT monitora e acompanha equipamentos sem atividade. Com base em limiares de prazos acertados com o cliente, a Master IT identifica equipamentos sem uso e faz contato com seus usuários para identificar o motivo da inatividade. A partir da identificação do motivo (em geral equipamentos em manutenção, em estoque ou colaborador ausente – férias ou em viagem), a Master IT atualiza o status do ativo.

Em um estágio mais avançado, a Master IT gerencia também os relacionamentos entre os ativos visando ‘desenhar’ a árvore de dependências entre os ativos, conforme as recomendações o gerenciamento de configuração do ITIL. Dentre outros objetivos, a árvore de dependências auxilia a equipe da central de serviços a analisar o impacto no negócio da parada de dispositivos e serviços.

Mensalmente a equipe da Master IT gera relatórios com a posição do parque de estações. Os relatórios apresentam as posições consolidadas de hardware, controle de licenciamento, movimentações sofridas pelo parque no período, inclusões e exclusões de ativos.

A partir do inventário eletrônico realizado diariamente pela solução instalada nos computadores (Desktops, notebooks e servidores), a equipe da Master IT analisa as notificações de alterações ocorridas nas configurações de software (Ex: Instalação de software não autorizado) e hardware (Ex: Diminuição de capacidade de memória de um desktop), bem como notificações provenientes de tentativas de violação de políticas de segurança aplicada nos computadores. Como resultado, a Master IT notifica a equipe de Service Desk por e-mail ou abre chamados na central de serviços do cliente do cliente sobre mudanças relevantes que necessitam de intervenção local para que a equipe técnica investigue e justifique as alterações.

Neste sub-processo, executado em geral 1 vez por mês, a Master IT identifica softwares instalados no parque que não são homologados ou adquiridos pela empresa. Através de relatório, a Master IT indica os softwares e os equipamentos ondem estào instalados. Opcionalmente, a Master IT pode abrir chamados no service desk do cliente para que a equipe de atendimento realize a investigação e desinstalação de softwares não autorizados.

A qualquer momento o cliente pode solicitar informações do parque de TI, seja para realizar planejamento de novos equipamentos ou para atendimento a demandas de auditoria. As requisições podem ser para geração de relatórios previamente acertados ou para construção de novos relatórios para atendimento a requisitos específicos.

Solução de inventário eletrônico e cadastro de ativos

Para a execução dos serviços previstos no Master Assets faz-se necessário que o cliente possua uma solução de inventário eletrônico. A solução deve fazer a coleta de informações dia a dia e comparar com o baseline visando identificar alterações no parque. Outro recurso indispensável é o controle de licenciamento de software. Caso o cliente não disponha de uma solução com estas características, a Master IT pode fornecer o Trauma Zero – Modulo Assets Inventory, seja na modalidade de licenciamento ou prestação de serviços. A instalação do Trauma Zero requer esforço adicional e, por força disso, a Master IT cobra uma taxa de instalação.

Recursos avançados para a equipe de Service Desk

O Trauma Zero é uma solução completa que se propõe a realizar o gerenciamento do ciclo de vidas dos ativos de TI. A suíte Trauma Zero é composta por mais de 20 módulos. Através do serviço Master Assets podem ser contratados módulos adicionais (além do Assets Inventory) de forma a que a equipe de Service Desk do cliente pode aproveitar diversos recursos. Abaixo seguem os principais módulos do Trauma Zero.

Módulos / Descrição sucinta

Assets Inventory

Inventário de hardware, software e controle de licenciamento

CMDB

Cadastramento de ativos e controle de relacionamento

Remote Control

Acesso remoto as estações de trabalho

Network Security

Segurança (aplicação de diretivas de segurança, restrição de uso de aplicações, gerenciamento de acessórios e conexões)

Productivity and Software Metering

Gerenciamento do tempo de uso das aplicações nas estações de trabalho

Software Delivery and Deploy

Distribuição de software

On The Fly Encryption

Criptografia de HDs de notebooks e partição de servidores

Patch Management

Distribuição automática de patches

Printer Monitor

Gerenciamento de consumo de impressão com cotização

Poll

Pesquisa de satisfação

Forensics

Controle avançado as atividades dos usuários nas estações.

Mobile

Inventário e monitoramento de dispositivos móveis, controle de execução de aplicações e geoposicionamento dos dispositivos.

Phoenix

Recuperação de Desastres Disaster / Recovery;

Email Sondas

Criação e monitoramento de regras de e-mails

Sniffer Rescue

Rastreia, analisa e reconstrói todos os dados que trafegam pela rede

Cycle

Help Desk, Service Desk e Workflow

Os módulos do Trauma Zero podem ser contratados no modelo de licenciamento tradicional ou no modelo de serviços. A instalação pode ser feita no datacenter do cliente ou pode ser usado a partir do NOC da Master IT.

Levantamento da estrutura de dependências dos ICS

Para que o processo de gerenciamento de configuração seja executado adequadamente, é indispensável que as estruturas dos serviços de TI sejam identificadas. Deve-se relacionar os ICS em uma estrutura hierárquica atribuindo uma qualificação para o relacionamento. Como resultado, o ‘œdesenho’ da estrutura de dependências permite ao cliente entender a estrutura e avaliar o impacto aos serviços de TI em caso de paralização de algum IC. O levantamento da estrutura dos serviços de TI é um serviço oferecido pela Master IT a parte do Master Assets. Deve ser orçado em função da quantidade e complexidade dos serviços de TI.

Preço do MASTER ASSETS

O MASTER ASSETS é um serviço cobrado por item de configuração cadastrado na base de ativos. Mensalmente, no final de cada mês a Master IT informará ao cliente a quantidade de ativos existentes da base. 

Tel.: (21)3584-9948 / comercial@masterit.com.br