Os softwares de edição eletrônica de textos criados na década de 90 representaram um grande avanço para os departamentos de backoffice das empresas. Até então reinavam as maquinas de datilografar. Desde então foram criados novos softwares disponibilizando ainda mais recursos gráficos para os usuários, trazendo mais eficiência e mais facilidades na elaboração e alteração de documentos.
Mas nos casos de documentos que necessitam de assinatura, qual alternativa as empresas dispõem??
A resposta é simples:
Imprimir o(s) documento(s)
Colher assinaturas
Distribuir copias para as partes
Digitalizar
Armazenar o(s) documento(s) físico(s) e os digitalizado(s)
Processo manual que gera custo com material e muito esforço para controlar as assinaturas. Além de tudo, em geral são processos lentos por força dos meios de envio e recebimento dos documentos (em geral Correios). Como resolver este problema?
Assinatura eletrônica
Assinatura eletrônica é implementada com o auxílio de software que pode tratar apenas da assinatura eletrônica até gerenciar o ciclo de vida dos documentos. O ciclo de vida compreende preparar o documento para colher informações das partes de forma a complementar o(s) documento(s), identificar as pessoas que devem assinar o(s) documento(s), definir a sequência de assinaturas e por fim colher a assinatura através de processo eletrônico e criptografado.
Todo o processo ocorre por e-mail. As pessoas que assinam o documento não necessitam de Certificado digital (e-CPF). Trata-se de uma forma simples e segura de assinar documentos de forma online, com validade jurídica.
Outra alternativa é a integração do software de assinatura eletrônica com softwares de gestão (ERP, CRM, BPMs etc) para automatizar a geração e o envio de documentos, sem a intervenção humana para preparar, enviar e controlar a devolução dos documentos.
Recurso de grande importância para empresas que demandam grandes volumes de documentos que necessitam ser assinados.
A Master IT fornece duas soluções líderes de mercado:
Assinatura eletrônica em documentos digitais não é um assunto novo. No Brasil, a regulamentação das assinaturas digitais e eletrônicas teve início com a Medida Provisória n.º 2200-2 de 24 de agosto de 2001, que criou o ICP-Brasil.
Desde então a utilização de plataformas de assinatura eletrônica vem aumentando.