Solução de Monitoramento de Serviços de TI
e Processos de Negócios

O OPMON é uma solução Brasileira de monitoramento de Serviços de TI e Processos de Negócio. Desenvolvida pela OPServices, empresa que há mais de uma década é focada na disciplina de monitoramento de TI, o OPMON nasceu em sua primeira versão do Nagios. O OPMON é um produto resultante de várias forças de mercado, dentre as quais uma comunidade atuante de software livre, de complexas demandas de monitoramento oriundas de empresas de médio e grande portes, usuárias da solução, e da pesquisa em laboratório da equipe técnica da OPServices.

Infraestrutura de TI

Segurança de TI

Cloud

Alinhado as boas práticas de governança, o OPMON tem como diferenciais sua maturidade (mais de 3000 plugins prontos) e a possibilidade de customizar novos plug-ins para quaisquer dispositivos e sistemas. Sua utilização como solução de monitoramento de infraestrutura de TI permite concentrar em uma única console todas as informações da saúde dos dispositivos e serviços de TI, bem como quaisquer indicadores de performance da área (Service Desk, projetos, SLA de fornecedores etc).

Além de agregar valor ao gerenciamento de serviços de TI, o OPMON também pode agregar valor as áreas funcionais da empresa na medida em que pode ser usado para exibir informações de negócios em tempo real. Com o OPMON é possível ler tabelas dos sistemas de gestão, colher dados e exibi-los em dashboards gerenciais, com a opção de envios de notificação por e-mail quando algum indicador sair dos limites esperados. Com este conceito muda-se o sentido da demanda. O usuário não precisa mais consultar os ERPS para obter informações de negócio, as informações são enviadas para o(s) usuário(s) sempre que necessário. Adicionalmente, este recurso habilita os modernos sistemas de gestão a vista.

Complementando a solução, o OPMON pode ainda gerenciar um recurso que tornou-se indispensável para as empresas: os links de comunicação. É possível saber o nível de utilização (consumo da banda), a qualidade (consumo por protocolo) e quem está utilizando (consumo por usuário). Com as informações providas pelo OPMON é possível realizar ajustes de configuração.

Por fim, em um mundo Web, a necessidade de acompanhar as aplicações tem se tornado um fator crítico. Muitos são os elementos que suportam uma aplicação Web e que permite que um usuário, em qualquer lugar do mundo, possa acessa-la. De forma a assegurar aos gestores de TI que as aplicações estão performáticas, o OPMON monitora aplicações (Web e Desktops) e retorna com informações das experiências dos usuários.




Gerenciamento da experiência do usuário

A real experiência do usuário através de robôs: Com o objetivo de agregar alto valor tecnológico ao ambiente
de negócios, a OpServices desenvolveu o OpCEM (Customer Experience Management), software de criação e edição de robôs que simulam a experiência do usuário.
Através de um usuário virtual, a solução é configurada para fazer todo o caminho necessário para realizar uma atividade como, por exemplo: fazer o login em uma área restrita, realizar um cadastro, fazer uma compra em uma loja virtual, etc.

OpCEM

Com o OpCEM é possível descobrir links quebrados, se o site está fora do ar, travamento de software, lentidão no sistema e em que situações esses problemas ocorrem. Permite ao gestor qualificar, constantemente, o serviço oferecido ao consumidor.

Evite usuário insatisfeitos!

As empresas que não monitoram as suas lojas virtuais, através da simulação do usuário por robôs, correm o risco de receber ligações de clientes insatisfeitos, antes que a equipe de TI descubra o problema. Além de perder dinheiro com vendas não concretizadas, deixam os usuários insatisfeitos e podem perder a sua fidelidade. Ou seja, os usuários experimentam a concorrência neste período de indisponibilidade.

Como funciona?

Através de um editor fácil e intuitivo, são criados caminhos pelos quais o usuário percorre e que os robôs do OpCEM simularão. Esse caminho é dividido em passos e são coletadas informações sobre tempo de resposta, disponibilidade, performance. O acesso do aplicativo é via web não necessita de nenhuma permissão especial, apenas reproduz o acesso de um usuário comum. Essas informações pode ser enviadas para outras ferramentas de análise de dados ou softwares de gerenciamento de TI como o OpMon, Nagios, Zabbix, etc. Não é necessário a utilização de nenhum agente intrusivo, o que garante a segurança do ambiente de TI. O OpCEM é instalado em um desktop do cliente e a partir daí acessa o sistema a ser monitorado.

Teste de software

Uma das possibilidades de uso é o teste de software. Com a definição das principais rotinas, é possível monitorar sua execução constantemente. Qualquer alteração com lançamento de nova versão ou correção de bugs pode significar erros nos processos e com o OpCEM é possível identificar essas falhas.

Automatização de processos

Gerar relatórios mensais e enviar aos responsáveis por e-mail pode significar um processos crítico da empresa. Essa tarefa pode ser executada através de robôs.

Monitoramento de loja virtual

Lojas virtuais não podem correr o risco de perder vendas por causa de falhas ou infraestrutura mal dimensionada. Quando um formulário de compra ou o processos de colocar um produto no carrinho apresenta uma falha ou indisponibilidade é preciso tomar uma ação imediata para não perder vendas, ou o que é pior: a fidelidade do cliente. Receber alertas com a localização do erro pode agilizar muito o trabalho da área de tecnologia e significar uma diminuição significativa em perda de faturamento.




























































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